sábado, 19 de setembro de 2009

“Intolerância para com os intolerantes”


Preconceito ou pré-conceito, segundo alguns dicionários é definido como o conceito ou a opinião pré-estabelecida, pré-concebida ou sem conhecimento prévio.

Como tudo que é pré-concebido ou sem conhecimento prévio não há um estudo aprofundado. Não havendo um estudo profundo não é digno de crédito, ou seja, em outras palavras, é fruto de pura ignorância.


Ignorância daqueles que fecham os olhos para os fatos e abrem os ouvidos para outros ignorantes, que como eles, sentem-se no direito de abrirem suas bocas imundas para falar de outros.

Na verdade meus irmãos, não sou detentor das verdades absolutas da vida, mas sei sobre a minha verdade e ela está pautada na unicidade de nosso Criador, pois se Deus é único, Onipresente, Onisciente, Bondoso e Misericordioso, a religião não passa de um caminho para chegarmos até Ele.

Então irmão, veja, olhe e observe com os olhos despidos da ignorância do preconceito, deixe seus ouvidos lacrados para os ignorantes de opinião e mantenha sua boca fechada contra as maledicências. Mantenha somente seu coração aberto para o amor ao próximo, pois tenha ciência de que todos os caminhos e quaisquer caminhos levam a Deus. Todos são válidos e é só saber procurar o melhor para você.

Seja qual for sua religião, seja qual for a sua corrente religiosa, seja qual for a vertente praticada, você não é melhor do que ninguém e as religiões também não são.

Na verdade, você pode ser o melhor para sua religião e ela pode ser o melhor para você, porém isso não a faz necessariamente boa para mim ou para outros. Afinal, Deus criou-nos como indivíduos, com vontades, desejos e necessidades próprias e individuais. Você realmente acredita que essa inteligência superior do nosso Criador, criando-nos como seres individuais e únicos seria desperdiçada se tivéssemos que ser completamente iguais?

Se você acredita que sim, creio que esteja errado.

Sendo assim, não sejamos complacentes com o preconceito acreditando que é coisa de gente ignorante e atrasada, “tadinho!”, sejamos duros, enérgicos, decididos e intolerantes com esses intolerantes preconceituosos. Exijamos nossos direitos. Direitos esses, constitucionalmente garantidos. Direito à liberdade. A liberdade religiosa, liberdade de expressão, direito à individualidade e de livre manifestação.

Jairo Pereira Jr. - 2009
Professor de Economia e Matemática
35 anos, casado, 2 filhos e Umbandista

domingo, 13 de setembro de 2009

DEUS, SALVE A NOSSA UMBANDA !


É relevante a preocupação de muitos umbandistas, no que diz respeito às agressões que vem sofrendo os seguidores dos cultos afro-brasileiros, por adeptos das religiões neopentecostais.

No entanto, é preciso analisar tal situação com racionalidade, deixando de
lado a paixão.

Digo isso, porque se quisermos que nos respeitem, é preciso que tenhamos, antes de qualquer coisa, equilíbrio e serenidade para enfrentar esses fanáticos e oportunistas da fé cristã.
Na sua maioria, são pessoas totalmente levadas pela paixão cega e irracional. Logo, incapazes de tolerar qualquer outra manifestação de fé, que não seja as que eles praticam.

Sabemos, serem esses "novos evangélicos", oriundos de pseudo-terreiros de Umbanda: médiuns anímicos, sem nenhum compromisso de fato, com a moral e doutrina dos Orixás.

Temos ainda, os dissidentes de respeitados Terreiros, no entanto, alegam terem vivido anos de suas vidas praticando a caridade e que nada ganharam com isso... pasmem: "ora, quando alguém se propõe a fazer algum bem a outrem, é de se esperar que o faça sem segundas intenções."

Outros, se revoltaram com a Umbanda por conta de não terem conseguido a pessoa amada; por não terem conseguido acabar com o casamento do (a) amante; por não terem acabado com a vida do inimigo; por não terem conseguido a promoção no emprego;
por não terem conseguido comprar um carro igual ao do vizinho, etc, etc, etc...

Repito: médiuns sem nenhum compromisso com a Lei da Umbanda:
Fé, amor e caridade.

Cansados por conta da "Lei do retorno"; afinal, o que aqui se faz, aqui se paga... buscam nessas novas religiões a possibilidade de culparem alguém por seus erros e fracassos: e o fazem aos espíritos. Daí, a certeza de serem pessoas totalmente ignorantes a respeito da espiritualidade.

O verdadeiro médium de Umbanda, sabe assumir suas responsabilidades nos mundos material e espiritual.
Sabe que compete aos espíritos de luz e aos Orixás o papel de espiritualizá-los:
são eles que ensinam o caminho da tolerância, do amor ao próximo, da serenidade e do cumprimento às Leis de Deus e dos homens. Ensinam a alimentar nossos corações com o amor e o perdão e dessa forma, tentam evitar que nos corrompamos nos caminhos do orgulho e da vaidade inescrupulosa.

O crescimento dessas "novas religiões", deve ser vista como misericórdia de Deus em nossas vidas, ou seja:
graças a elas, nossos Terreiros estão limpos de médiuns fúteis e pretensiosos.

Esses médiuns são filhos de Deus e com certeza Deus quer se salvarem.
A mediunidade lhes foi outorgada para que pudessem ser úteis ao trabalho no bem; todavia, deixaram se levar pela vaidade e pelo orgulho, desconsiderando os maravilhosos fundamentos da Umbanda.


-Deus salve o Grito do grande Rei Xangô, que expulsa de nosso meio médiuns mentirosos e charlatões!
-Deus salve a Espada de Ogum, que corta de nossos caminhos os que alimentam o ódio e a inveja!
-Deus salve a Flecha de Oxossi, que mata o pássaro da maldade e da traição!
-Deus salve as Águas de Oxum, que lava nossos caminhos da mentira e da falsidade!
-Deus salve os Ventos de Iansã, que expulsa os que alimentam pensamentos de promiscuidade e infidelidade
-Deus salve as Águas de Iemanjá, que lava nossos terreiros dos que alimentam a falta de amor e respeito ao próximo!
-Deus salve as Chuvas de Nanã, que trazem o peso da responsabilidade, afastando os ociosos e oportunistas!
-Deus salve o Cajado de Omulu, que expulsa as doenças do egoísmo e da
desordem!
-Deus salve Nosso Pai Oxalá, salvaguardando nossa Umbanda daqueles que ainda não conhecem o verdadeiro sentido da caridade!

DEUS SALVE A NOSSA UMBANDA!
... e não desampare os que ainda se arrastam pelos caminhos da ignorância e da hipocrisia.

LUIZ DE OGUM
- Casa de Umbanda Caboclo 7 Penas.

“Depois da Tempestade”


Convido você, meu irmão, que está lendo este artigo a parar e pensar num momento de grande conquista e realização.
Pronto!
Agora pense nos momentos que antecederam essa conquista?
Pronto novamente!
Se você pensar bem, quando você tem uma grande conquista, ela sempre vem precedida de um grande momento caótico.
Lembra-se? Que sempre antes das suas grandes conquistas o momento não estava nada bom?
Você achava que não conseguiria, mas no final conseguiu. Mesmo com todo o caos, com toda apreensão e com toda desconfiança de todos, no fim tudo deu certo.
Assim foi, assim é e assim será sempre.
Se o ditado diz que “depois da tempestade sempre vem a bonança”, porque não dizer que “antes da bonança sempre vem uma tempestade”.
Esta é nossa vida. Para conseguirmos coisas boas devemos passar por privações e provações. Para que as conquistas sejam valorizadas precisamos enfrentar os momentos caóticos. Para alcançar a calmaria do oceano precisamos ultrapassar a tormenta da arrebentação.
Não acredite que você é o único a passar por momentos ruins. Na realidade todos estamos sujeitos a isto. Todos temos momentos ruins. Só depende de você saber aonde este momento vai te levar.
Para que haja paz é preciso vencer a guerra. Só que está guerra é particular, travada por você contra você mesmo, e deve servir como propulsor para suas conquistas.
Então, lembre-se de outro ditado popular: “Não há mal que sempre dure e nem bem que sempre perdure”, seja forte, tenha fé e acredite que é nesses momentos de caos que crescemos espiritualmente.

Jairo Pereira Jr. - 2009
Professor de Economia e Matemática
35 anos, casado, 2 filhos e Umbandista