quarta-feira, 4 de março de 2009

EGUNS E KIUMBAS


Amigos deste espaço, este assunto vem à tona através de um debate proposto na comunidade do Orkut Oxalá Rei da Umbanda do meu amigo Silvio, assim o que apresentamos abaixo foi apenas o que aprendemos e uma definição muito bem analisada de nosso irmão Robson Nogueira, assim deixamos este texto para sua apreciação.

Eguns, são espíritos desencarnados que tiveram vida humana, e passaram por todas as situações terrenas entre sentimentos, vontades, dores, e conheceu este mundo cada qual no seu estágio de tempo.Podemos tomar como exemplo de eguns as seguintes entidades: Caboclos, Preto-Velhos, Boiadeiros, Marinheiros, Ciganos, mentores dentro do Kardecismo, e Exus falangeiros dentro da Umbanda que dão seus nomes e trabalham dentro das linhas vibratórias.


OBS: NO CANDOMBLÉ - Exu é divindade Orixá, e é intermediário entre o mundo astral dos orixás e a terra, é o elo, sem ele nada se faz como determinação dentro das nações de matrizes africanas.


Kiumbas são espíritos pouco evoluídos de energia duvidosa onde a dualidade do seu comportamento é latente, tem como característica central se passar por outras entidades, e também são perturbadores do psíquico do homem, podendo causar transtornos diversos, em seu intelecto e passar a impressão de depressão, falta de caráter, agressividade e também loucura.


Dentro da religião o Kiumba tem tanta malícia que mais gosta de se passar por EXU, por sua densidade vibratória, por seu comportamento direto, e assim podendo confundir as pessoas.Dentro destes dois exemplos o Egun tem muito mais capacidade de entendimento e evolução que o Kiumba que precisa de ser tratado, doutrinado, e seu estado de evolução é muito mais difícil e demorado que o do Egun.

Definição por Robson Nogueira


Meu pai carnal, já falecido, às vezes me admoestava com um antigo ditado, ao ver que eu, para questões simples, criava fantasias demais.

Dizia ele!
- Isso é colocar chifre em cabeça de cavalo!Egun e Kiumba são coisas tão simples de entender que precisar de um tópico de discussões sobre isso me faz ouvir novamente as palavras do meu pai.


Na maior parte das vezes a dificuldade de entendimento se dá pela obsessão (quase um trocadilho) que muitos têm em renegar os significados das palavras, apenas porque são em outro idioma.


Querem de qualquer modo dar a elas significados próprios, em nosso idioma ou em suas concepções.Egun é um termo africano que significa osso, por extensão todos que os têm, ou seja, os seres humanos que os tiveram, SERES DESENCARNADOS hoje, SOB QUALQUER NÍVEL DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL, que militam de alguma forma ou qualidade na vida espiritual, influenciando-nos ou não. (Óbvio que existem os animais vertebrados, mas que não se incluem na questão).


Kiumba é um SER DESENCARNADO que, em função de sua BAIXA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL momentânea, ignora ou se compraz com o mal que pratica a outros, inclusive nós, seres encarnados.


Ora, vemos imediatamente nas definições de Egun e Kiumba duas coisas que demonstram aproximação e distância respectivamente. O fato de serem SERES DESENCARNADOS e o NÍVEL DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL. Kiumba é um ser desencarnado? Sim! Portanto, é um Egun.


Todos os Eguns tem o mesmo nível evolutivo espiritual? Não! Uns o tem mais elevado outros menos.Qual o nível de evolução de um Kiumba? É difícil defini-los numericamente, mas relativamente podemos dizer que é muito baixo. Neste caso podemos afirmar que:



TODO KIUMBA É UM EGUM, MAS NEM TODO EGUM É UM KIUMBA.


Quase um corolário para os amantes da matemática aplicada a Umbanda, ou vice versa.


Jordam Godinho e Robson Nogueira
Março 2009












4 comentários:

  1. muito bom,meu irmão!!!

    esse texto é um esclarecimento excelente,pois ainda ha muitos que acham que Egum só existe do mal.

    TODO KIUMBA É UM EGUM, MAS NEM TODO EGUM É UM KIUMBA.

    A Umbanda trabalha com EGUNS,que são Espiritos de um nível de evolução elevado,Espiritos de luz,e nem por isso deixam de ser Eguns.
    Todos seremos Egum um dia!

    axé

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto!!!
    Creio que o kiumba equivale ao obsessor no kardecismo.

    ResponderExcluir
  3. bom dia a quase 5 anos eu vivo de cama sem os medicos pisiquiatras pisicologos umbandistas , camdonblecistas , kardeciustas todos os tipos de religiões e medicos que eu tenha ido descobri realmente oq ue ue tenho ou soluciona o problema estive em estagio cadaverico hoje não aparento mais esta um cadaver tenho uma aparencia dita saudavel mais passei tantas coisas orriveis que remedio nenhum ameniza ou amenizou fiquei meses com balão de oxigenio queimaduras que saiam do meu corpo sem explicação dores insuportaveis que nem a morfina dava jeito e ninguem descobria eu convivo com a sensação por que eu ja fiz yodos os exames necessarios para descobri se podsia ser algo fisico e nada deu ate mesmo uma ressonancia eu ja fiz e nada foi encontrado e eu vivo com essa sensação de bichos varos bichos me mordendo e roendo por dentro mais na parte do torax estomago coração na parte que pega do pescoço ate a barriga e orrivel eu choro dia e noite isso se espalha pelo corpo todo mais fica mais nesses locais que citei não e de vez enquanto que eu sinto são todos os dias eu gostaria de sabe se isso pode ser um obsessor ?que tipo de obsessor que ninguem consegui tira se tem uma solução? so vocês ja ouviram ou ja estiveram com alguem que passou ou passa por esta situação muito obrigada pela atenção jamais vou desistir de encontra a solução para isso . vou deixa meu email caso possam me da uma resposta elem.vida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Só para esclarecer. O Exu de candomblé é exu orixá e é um orixá desde a criação do mundo sendo pois que no condomblé os exus de umbanda são são exus propriamente ditos más são encantados ou eguns. Felicidades p vc!!!

    ResponderExcluir