quarta-feira, 19 de novembro de 2008

ARTIGO DO PROFESSOR JAIRO JR. - SOBRE O CENTENÁRIO DA UMBANDA.

Reflexão sobre o centenário da Umbanda


Numa madrugada de quinta para sexta-feira onde estava sem sono e sem a companhia de minha companheira, fui despertado para um certo pensamento. O do centenário da nossa amada Umbanda.

Acreditem ou não, o que despertou esse pensamento foi um simples comercial de televisão e ajudado pela inspiração dos meus guias espirituais, atentei-me para o jingle dizia que “perto de nações que tem milênios temos pouco mais que 500 anos”.

Claro que o jingle referia-se ao nosso país. Nosso amado Brasil. Que ainda tem muito a melhorar, muito a crescer e muito a se desenvolver.

A partir dessa frase despertou-me o interesse de comparar nossa amada Umbanda com outras religiões. Não que estas comparações sejam de suma importância do ponto de vista religioso, mas para conscientizar o leitor desse pequeno artigo, o quanto já evoluímos nesses cem anos e o quanto ainda temos que caminhar.

Comparemos a Umbanda com as antigas religiões, por exemplo, o hinduísmo, é uma religião que surgiu cerca de 3000 anos a. C. e é estruturada a partir da cultura Védica. Os Vedas levaram cerca de 1500 anos para se estabelecerem nas proximidades dos rios Ganges e Indo. Assim, podemos observar que a religião Hindu tem hoje cerca de 5000 anos de existência.

O Budismo, surgiu na Índia à cerca de 2600 anos, ou seja no século VI a. C., e não é considerada como somente uma religião e sim uma filosofia de vida onde o homem tem que passar por todos os carmas da vida (sofrimentos e provações da vida) para chegar ao nirvana (pureza espiritual), e assim chegar ao fim das reencarnações.

Observemos agora o judaísmo. Como a maioria de nós já leu a bíblia podemos observar que o judaísmo surgiu cerca de 1800 anos a. C. e é considerada a primeira religião monoteísta. E toda a lei judaica está baseada no Tora que são os cinco livros do velho testamento que compõe a Bíblia Cristã. Assim, podemos observar que o judaísmo tem cerca de 4000 anos.

O Cristianismo tem cerca de 2000 anos, surgiu no século I e baseia-se nos ideais de Jesus e essa doutrina espalhou-se rapidamente pela Ásia, Europa e África principalmente pela população carente, pois trazia mensagens de paz, amor e respeito. Cresceu tanto que 392 anos depois de seu surgimento o imperador Constantino declarou o cristianismo como religião oficial do Império Romano.

O Islã surgiu no ano 570 d. C., quando o profeta Muhammad (Maomé) recebeu as orientações para escrever o Corão do anjo Gabriel que transmitiu ao Profeta a existência de um Deus único, onde o Corão destaca a importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. Ou seja, o Islã tem cerca de 1500 anos.

Assim, se compararmos com humildade a diferença entre as religiões com milênios de existência com a nossa querida Umbanda ainda está engatinhando, pois quando escrito este artigo não fazia 100 anos que o saudoso Zélio Fernandino de Moraes recebeu do Caboclo das Sete Encruzilhadas a anunciação da fundação da Umbanda.

Como podemos observar e tirar proveito ainda do comercial, o jingle ainda diz: “vamos tomar conta do menino, bota este menino pra estudar”, creio eu, que devemos tomar conta e cuidar da nossa amada religião, estudar sobre ela, e entregar as gerações futuras uma religião pautada no amor, na paz e na caridade ao próximo.

Temos muito a aprender e muito a ensinar, temos que passar por muitas coisas que farão elevar nosso espírito, que testará nossa fé e nossa paciência.

Temos que conviver com diversos ataques de religiões pouco confiáveis, com seus pastores e bispos pouco confiáveis, que visam o lucro ao invés do amor ao próximo e a caridade. Que visam o bem material ao bem espiritual, que visam o dinheiro ao invés de vislumbrar Deus.

Todas as religiões citadas acima, sofreram perseguições, sofreram retaliações tiveram problemas para difundir seus verdadeiros ideais, mas depois de muito tempo conseguiram.

Todas elas tiveram problemas com as religiões que já estavam estabelecidas e não aceitavam uma nova forma de culto ou de louvor a Deus. Basta lembrarmos que os Cristãos foram perseguidos pelos judeus e pelas religiões romanas, os mulçumanos foram perseguidos pelas tribos politeístas que habitavam o oriente médio, tanto que Maomé teve que fugir de Meca para Medina. Os judeus foram perseguidos pelos cristãos na santa inquisição e mais recentemente judeus e ciganos foram perseguidos pelos nazistas.

O que quero dizer aqui irmãos, é que para nós não será diferente, teremos que enfrentar muitos percalços para alcançar nosso objetivo, o da prática da caridade, seja espiritual ou material. Teremos que resistir aos ataques e deixar que sejamos guiados por Olorum e nossos sagrados Orixás, pois tenham certeza, que esses não nos abandonaram, basta que sejamos corretos e que trabalhemos com os corações limpos, pois veremos a Umbanda fazer muitos centenários.


Jairo Pereira Jr.
Professor de Economia e Matemática
35 anos, casado, 1 filha e Umbandista

Nenhum comentário:

Postar um comentário