terça-feira, 11 de novembro de 2008

BIOGRAFIA DE MÃE MENININHA

Mãe Menininha do Gantois
(Mãe-de-santo brasileira)
10-2-1894, Salvador
13-8-1986, Salvador
Batizada no catolicismo como Maria Escolástica da Conceição Nazaré e no candomblé como Mãe Menininha do Gantois, foi a mais respeitável mãe-de-santo da Bahia. Além de seguidores do candomblé, por seus poderes espirituais e carisma pessoal, conseguiu agregar pessoas de todas as religiões em seu terreiro, inclusive personalidades como Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Tom Jobim, Antônio Carlos Magalhães e Vinícius de Moraes, que só tomavam decisões importantes após consultá-la. Neta de escravos africanos da tribo Kekeré, da Nigéria, ainda criança foi escolhida pelos santos do candomblé do terreiro fundado pela bisavó, o Axé La Masse, como mãe-de-santo (ialorixá). Iniciada tia, assumiu o topo da hierarquia da religião ao completar 28 anos. Ditando as regras e comandando o terreiro, conhecido como Gantois, conseguiu maior respeito e aceitação do candomblé por outras religiões e pelo poder político, que perseguia e condenava os praticantes dos rituais. Seu mérito estendeu-se também à modernização do candomblé: mesmo abrindo as portas para integrantes e pessoas de outros cultos e religiões, não deixou que se transformasse em exploração folclórica e turística. Um modelo de vitalidade e bondade, conciliou as atividades do terreiro com a família, realizando obras de caridade.

21 comentários:

  1. vcs so perdem o tempo de vcss,servindo e adorando satanas seus idiotas vao adorar jesus cristo de nazare q morreu na cruz do calvario para dar vidas para q possamos viver nesse mundo de ilusao.vcss saben q DEUS todo poderoso manda no ceu e mnda no mukifo q e o inferno onde abita o cao sarnento q vcss adoram,e e aonde a mae menininha esta hjee??nos kintos do inferno o q adiantou ela fazer o bem pra todos e ta soferndo no inferno.JESUS E FIEL**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus é o caralho,vou ficar adorando um homem de carne e osso que sequer foi capaz de salvar a si mesmo. Vou ficar adorando um cadáver, que virou pó ? Que nem mesmo os judeus, seus compatriotas, reconhecem como nada.
      Jesus foi inventado para enganar e tirar dinheiro de otário.

      Excluir
  2. magia negra não vai te ajudar entrar no céu não poriso que o diabo te deixa uzar para vc não entrar no céu seja crente fiel

    ResponderExcluir
  3. a mãe menininha do canto a sabe DEUS se ela se salvou...mãe do diabo satã cuidado vcs q acompanham ela deve ser lançado também no inferno.sejam crentes em cristo jesus meus amados sou um jovem que acredita somente em Deus...todo pai de santo é viado.e mãe menininha era lesbica..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus está mortinho da silva, é um cadáver que virou pó. É como tal, não vai salvar ninguém de nada.Nem a ele próprio, conseguiu salvar, levou foi prego no rabo.

      Excluir
  4. Uma pena ver tantas pessoas pra falarem mal de nossa amada e linda religião.... se não gosta, se participa de outra não venham aqui reclamar, xingar ou ofender...HOJE ISSO É CRIME, somos protegidos por lei pro que não sabem, se quiser irmão te dou toda a bibliografia dessa mãe respeitada que foi a Mãe menininha do Cantois!

    AXÉ

    ResponderExcluir
  5. O SANGUE DE JESUS TEM PODER, A MÃO DE DEUS ESTA POR VIR
    ASS: AQUELE QUE TE AMA
    JOÃO 3:16 JESUS TE AMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorar um homem que está morto? Se nem os judeus os adoram,porque eu tenho que adorar.

      Excluir
  6. catimbozera,tem q ta presa ela e outros q faz catimbo, quando deus vim é vcs vão paga pelas as crianças sacrificada em seus rituais de magia negra vão todos para o inferno ser não aceita a deus o todo poderoso.

    ResponderExcluir
  7. ainda e tempo de vc menininha se arrepender,o que adianta o homem ganha a riqueza aqui na terra e perder sua salvacão? deixa DEUS te ajudar menininha. DEUS perdoa o seres humano70x7 todos os dias, adore DEUS peca perdão a ele e não faca mais maldade com os seres humanos.

    ResponderExcluir
  8. BANDO DE MACUMBEIROOOOOOOOOOOOOOOOOOOO VÃO SE FERRAR DEUS ME LIVRE SEUS BANDOS DE VENDEDORES DE ALMAS VÃO CAÇAR ALGO PRA FAZER DOUTOR RENATO É A MINHA ROLA SEUS BANDO DE GALINHA D'ANGOLA DEUS EXISTE E É O ÚNICO JA O SATA NÃO É NINGUÉM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus é o caralho !!!! Os mulçumanos vão botar no cuzao de vocês seus filhos da puta. Vocês vão se fuder.

      Excluir
  9. bem o mae de santo jesus te ama e quer mudar a sua vida isso tudo que vc vivi e um grande engano do diabo quantos vidas foram mortas pela sua mao atraves dos seus rituais que deus te traga arrependimento por tudo isso que vc fez ainda tem tempo de vc se reconciliar com jesus lamento te dizer mais se vc continuar assim vc vai para no inferno acredite vc ou nao vc so esta sendo usada pelo diabo entenda isso "conhecereis a verdade e ela voz libertara a verdade e o senhor jesus e a palavra deus que deus tenha misericordia da sua vida jesus te ama ele morreu por vc entenda isso pra vc ter a avida eterna no ceus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus não ama ninguém, porque está morto.

      Excluir
  10. Acho engraçado esses crentes fanáticos, acreditam em um monte de mentiras inventadas, sim porque tudo o que está escrito na bíblia é uma farsa forjada, e ainda acham que essas baboseiras todas vão salvar alguém. E salvar do quê, heim ? Acho que nem eles próprios saberiam dizer não é mesmo. Se até mesmo o tão aclamado Jesus deles (outra mentira que nunca existiu) acabou indo para a cruz, como alguém pode então achar que vai se dar bem só porque vive socado dentro de igreja dando dinheiro para pastor safado viver feito um marajá. Parem de se enganar bando de fingidos, ao invés de perderem o tempo de vocês escrevendo maluquices no blog dos outros e agredindo a religião alheia vão cobrar dos pastores de vocês alguma obra social verdadeira de fato. Procurem saber para onde vai o dinheiro que corre solto dentro das igrejas, que não oferecem nem um curso profissionalizante para os jovens. Porque não cuidam de doentes terminais, dos velhos moribundos ou alfabetizam os analfabetos ???
    Bando de sem vergonhas.

    ResponderExcluir
  11. Evangélicos boçais no Brasil contemporâneo são as maiores pragas que atravancam a soberania do nosso país. Em sua grande maioria são indivíduos desajustados, fracos, emocionalmente incapacitados e muitas vezes com sérios problemas psiquiátricos. Em verdade são facilmente manipulados e vergonhosamente utilizados dentro de manobras estratégicas imperialistas silenciosas e muito bem orquestradas de outros países que querem roubar as nossas riquezas naturais. Como bem foi dito a cima, as "igrejas evangélicas" não oferecem absolutamente nada de concreto aos seus fieis, que ingenuamente depositam nelas inteira confiança, principalmente os seus votos. Apesar de haver fortes evidências de lavagem de dinheiro escuso, envolvimento e promoção do narcotráfico, manipulação de mídia e abuso sexual. Seus líderes enriquecem do nada, os imóveis religiosos se avultam pela cidade, canais de mídia são comprados e autoridades legais silenciam-se. E ninguém procura saber porque, de certo atribuem como sendo intervenção do Espirito Santo. Mas não é, são simplesmente manobras humanas que pretendem desarticular nosso país, tendo como principal alvo nossos jovens e nossa fragilidade cultural. Observem o imenso atraso dos países africanos, resultado de séculos de dominação cristã. E nossos países vizinhos, simplesmente massacrados em nome de um Jesus ávido por ouro e prata ?
    Um conselho que dou aos candomblecistas, umbandistas e espiritas, quando esses fanáticos entorpecidos e enlouquecidos invadirem seus templos religiosos peguem fortes porretes para darem neles uma boa e merecida surra, pois como sabiamente diz o ditado, : "madeira de dar em doido é jequitibá". Instalem câmeras escondidas, deixem robustos adeptos de plantão ou contratem seguranças profissionais especialmente para esse serviço. Garanto que depois ficarem moídos de pancada nunca mais causarão problemas. Caminha contra intolerância religiosa não acrescenta absolutamente nada, só serve para desfile de moda e falácia vazia.
    Contudo alerto, esse movimento evangélico fingido, hipócrita e mercantilista deve ser ferozmente combatido por todos nós brasileiros, religiosos ou não.

    ResponderExcluir
  12. Evangélicos boçais são as maiores pragas que atravancam a soberania do Brasil contemporâneo. Em sua grande maioria são constituídos por indivíduos desajustados, fracos, emocionalmente incapacitados e muitas vezes com sérios problemas psiquiátricos. Em verdade tornam-se alvos facilmente manipulados em vergonhosas manobras estratégicas imperialistas silenciosas, muito bem orquestradas por outros países que pretendem roubar as nossas riquezas naturais. Como bem foi dito à cima, as "igrejas evangélicas" não oferecem absolutamente nada de concreto aos seus fieis, que ingenuamente depositam nelas inteira confiança, principalmente os seus votos é claro.Quanto mais burro, melhor. Assim não serão capazes de nenhuma reflexão crítica. Apesar de haver fortes evidências de lavagem de dinheiro escuso, envolvimento e promoção do narcotráfico, manipulação da mídia de massa e diversas denúncias de abuso sexual. Seus líderes enriquecem do nada, os pomposos imóveis religiosos se avultam pela cidade, canais de mídia são comprados e autoridades legais simplesmente silenciadas. E ninguém procura saber porque, de certo atribuem como sendo uma intervenção do Espirito Santo.
    Mas não é, tratasse simplesmente de manobras humanas que pretendem desarticular e destabilizar nosso país, tendo como principais alvos nossos jovens e nossa fragilidade cultural, repleta de conflitos sociais e étnicos. Observem o imenso atraso dos países africanos na atualidade, é o resultado de séculos de dominação cristã. E nossos países vizinhos que vivem sob o terror dos traficantes de drogas que espalham cadáveres pelas ruas e vielas das cidades, resultado de um meigo Jesus Salvador, ávido por ouro e prata.
    E a situação caótica do Oriente Média, atravancado por uma fé irracional patrocinada na verdade por interesses econômicos ocidentais europeus e norte americanos ?
    Um conselho que dou aos candomblecistas, umbandistas e espiritas, quando esses fanáticos entorpecidos e enlouquecidos invadirem seus templos religiosos peguem fortes porretes e maciços porretes para darem neles uma boa e merecida surra, pois como sabiamente diz o ditado, : "madeira de dar em doido é jequitibá". Instalem câmeras escondidas, deixem robustos adeptos de plantão ou contratem seguranças profissionais especialmente capacitados para esse serviço. Garanto que depois ficarem moídos de pancada nunca mais causarão problemas a vocês. Caminhada contra intolerância religiosa não acrescenta absolutamente nada, nem irá resolver esse problema. Só serve mesmo para encontro social, pegação, desfile de moda e falácia vazia.
    Mas alerto, esse movimento evangélico fingido, hipócrita,mercantilista e baseado em mentiras religiosas do passado deve ser ferozmente combatido e repudiado por todos nós brasileiros, religiosos ou não. Enquanto há tempo para isso.

    ResponderExcluir
  13. so JESUS SALVA SE ARREPENDAM AGORA POIS NO CEU NAO ENTRA FEITICEIRO MARCUBEIRO NADA DISSI SO SANTOS E LAVADOS E REMIDOS PELO SANGUE DE JESUS

    ResponderExcluir
  14. JESUS ESTA VOLTANDO CADA UM VAI PRESTA CONTA COM JEOVA O DEUS PODEROSO EM NOME DE JESUS ARREPENDAM AGORA JESUS AMA VCS SO NAO APROVA ESSE ATOS ESTA NA BIBLIA LEIA

    ResponderExcluir
  15. Creio em Jesus e sou baseado na Bíblia, mais por favor gente, as pessoas têm o livre arbítrio de acreditarem no que quiser, realmente tem evangélicos que não entendem e querem arrastar as pessoas pra sua religião, eii psiu isso não é pregar o evangelho, somente fale do amor de Deus, a palavra não volta vazia, assim como Diz a palavra,

    1 corintios 13: 2 e 3

    2 ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todo o mistério e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé capaz de transportar montes, sem o amor nada serei

    3 e ainda que eu distribua todos meus bens aos pobres, e entregue meu próprio corpo pra ser queimado, sem o amor de nada me aproveitará

    Ambas as religiões, cada um acredita no que quer e isso não lhes dar o direito de ofender ao próximo, eu não concordo com a prática, mais tem muitas pessoas boas eu tenho amigos e respeito à religião deles mesmo sem concordar com a prática, porque isso não é uma barreira e sim desafios,!

    ResponderExcluir