sábado, 21 de fevereiro de 2009

DEFUMA COM AS ERVAS DA JUREMA - Por Jordam e Alexandre


Sempre falamos subjetivamente da defumação dentro dos terreiros, pouco fala da sua grande importância como ação e fundamento dentro de nossas casas, daí resolvi pesquisar não só a história da defumação que já é usada antes de Cristo, bem como colher opiniões dos nossos irmãos no Orkut.

O resultado disso vem de encontro ao que somos como religião e nossa ligação com as ervas, mas principalmente como nos preocupamos com nossas defesas espirituais. Nossa ligação com a defumação passa pelo conceito histórico e de usos e costumes, mas toda esta ligação tem fundamento, e forma de se utilizar.

A História.

Em certos tipos de defumação para logicamente fins específicos, ela pode conter tanto estrume de vaca como pedaços de borracha (este ultimo como mineral petróleo),Por isso que uma simples fumaça não pode ser considerado uma defumação dentro dos fundamentos a ela cabidos, sendo que uma fumaça cheirosa nem sempre é benéfica, pois não só nós gostamos, mais muitos espíritos desorientados podem sim se aproximar devido ao alivio que esta fumaça "cheirosa" esta lhes proporcionando.Os seres humanos tem uma ligação muito forte com as plantas. As plantas aromáticas têm sido honradas de um modo especial desde os tempos antigos. Eram utilizadas em rituais religiosos e mágicos, assim como nas artes curativas. Estas três práticas eram fundamentais para a existência humana (ainda hoje continuam sendo).As grandes civilizações desaparecidas do Oriente Médio e do Mediterrâneo glorificavam os aromas, que faziam parte de suas vidas. Creio que conhecer um pouco da história dos aromas e da defumação mágica, é uma introdução adequada para sua prática.

Na Umbanda:

O texto de nossa irmã
Áurea é muito didático neste assunto vale a pena conferir a leitura no seu blog, clique no nome dela e vai direto ao texto, nossa contribuição se complementa.

A defumação tem varias finalidades, pode ser: limpeza. Atração e repulsão, todas elas podem agir separadamente ou em conjunto, porem nunca atração e repulsam (basta usar o bom senso), vejam que a defumação pode ser a queima de uma ou mais matérias de ordem vegetal, mineral ou animal, essa mistura é que dará o efeito "mágico" na sua aplicação, outra coisa muito importante é o carvão que poucos dão a importância assim como o defumador (vasilha), o próprio carvão em si já é um ponto de atração, onde as "cargas" do ambiente são puxadas e queimadas, por isso não é indicado a qualquer pessoa fazer uma defumação, pois esta ligada ao "defumador" e passará a absorver essas "cargas", sendo assim a pessoa que vá fazer uma defumação deve sempre ter sua firmeza antes de começar, quanto à "misturas" que vão como matéria de defumação é muito complicado e perigoso de se por aqui, uma vez que se uma mistura for errada pode trazer conseqüências desastrosas ao ambiente, pode até mesmo atrapalhar uma "gira".

É um ritual, que só deve ser feito por quem conheça os fundamentos.Porém se a pessoa quiser apenas fazer fumaça cheirosa, ou um queima de incenso queo faça, mais não será uma "defumação" completa apenas um "fumacê"

Em certos tipos de defumação para logicamente fins específicos, ela pode conter tanto estrume de vaca como pedaços de borracha (este ultimo como mineral petróleo),Por isso que uma simples fumaça não pode ser considerado uma defumação dentro dos fundamentos a ela cabidos, sendo que uma fumaça cheirosa nem sempre é benéfica, pois não só nós gostamos, mais muitos espíritos desorientados podem sim se aproximar devido ao alivio que esta fumaça "cheirosa" esta lhes proporcionando.
Bem ja dissemos da "defumação" em si, mais um fator que é muito importante, é como fazer esta defumação(de que forma defumar) seja em um espaço físico, ou em uma pessoa.Como espaço físico temos os que são espirituais(terreiros e centros) e os que são normais(residências e comerciais).
Quando se começa a defumar um ambiente "normal" normalmente se emprega duas técnicas sendo uma que começa pelo lado esquerdo ou direito da porta de entrada e se corre todas as paredes até que se chegue novamente a porta de entrada que passa neste momento ser de saída.A outra é a que se começa comodo por comodo dos fundos da casa para frente cruzando em "X" ou como no exemplo acima(eu particularmente uso este), mais ja vi muita gente desprezando certos espaços que são de suma importância, assim comodesprezando também certas coisas(detalhes) que são importantes.
1- todas as janelas e portas que sirvam para sair da casa devem estar fechadas somente a principal de preferência a que se usa "socialmente" para entrada e saída, para que se algum zombeteiro ou obsessor estiver não saia por uma e entre por outra.
2- sempre se deve "lacrar" os comodos assim que este esteja completo com a defumação,este processo pode ser explicado pelo pmds ou guia a qualquer filho, não o explicarei pelo simples fato de poder ser feito de muitas maneiras, eu faço magisticamente com o próprio defumador ao sair do comodo.
3-quartos, deve-se sempre defumar as partes internas de guarda-roupa e armários pois acumulam uma grande quantidade de "cargas", a parte de baixo da cama também se deve deixar que muita "fumaça" se espalhe, afim de que não fique nenhum "encosto" escondido(no ato da defumação, para quem é vidente, se faz um verdadeiro corre-corre e esconde-esconde rsss.), se atenham na parte superior também da cama suas cobertas e travesseiros.
4-banheiro o vaso sanitário deve estar aberto e seu assento defumado dos dois lados,e todas as toalhas também, assim os armários devem estar abertos,antes de sair e lacrar este comodo,de a descarga..

5-Cozinha, deve se abrir todos os armários e defuma los, assim como todos os acentos das cadeiras e a parte de baixo de cadeiras e mesa, assim como o forno e a parte superior da mesa.
6-Sala, deve se ater na questão também de armários e principalmente almofadas de sofá se forem soltas, ou o sofa(sempre cruzando a parte superior com o defumador)
7-Quintal, após terminar a casa e lacrar sua porta que estava aberta, coloque uma tesoura aberta com a ponta apontando para fora(tesoura de ponta), firmando e pedindo que não entre oque ja saiu, na falta desta jamais coloque duas facas cruzadas, na falta não faça nada, bem comece dos fundos cruzando o ambiente não deixando nada que não entre fumaça até chegar a rua(faça como se estiver empurrando algo para fora).
8-Deixe o defumador pendurado próximo ao portão de entrada e ponha uma boa quantidade de "defumação" para que saia bastante fumaça.
9-Após o termino da "queima" este carvão deve ser despachado em agua corrente ou aos pés de uma árvore longe de onde foi feito a defumação, para que os moradores ou frequentadores não peguem a "carga" de volta.
Esta é minha defumação, mais além desta parte existem outras que fazem partes deste processo que são:
Em ordem.....
1-bater ervas(normalmente mamona) em todos os comodos
2-queima de pólvora em todos os comodos
3-defumação(fumaça)
4-cruzamento de todo o local comodo por comodo com um liquido previamente preparado(tipo benzer com agua benta)rssss. cansativo né
Defumação de um individuo

Este tipo de defumação pode ser o complemento da ja citada ou seja de seus moradores, ou de um filho de fé no terreiro,.Sempre começo pela frente defumando o corpo todo, sendo a pessoa a ser defumadadeve estar com os braços e pernas abertas, começo sempre em sentido da testa para os pés e depois da esquerda para a direita nos braços as palmas devem ser defumadas(mãos), a pessoa vira de costas com sua frente sempre voltado para a saída de onde estiver, com a mão erguida em direção a cabeça da pessoa, defumo as costas da mesma maneira que a frente, apenas balançando o defumador entre as pernas, e impondo através das mãos que a "carga" seja retirada.Depois é passado o copo com agua em sentido horário em volta da cabeça da pessoa(copo c/água previamente firmado) e se joga por cima do individuo que estará de costas para a saída(de frente para traz).Também se usa os demais processos que descrevi acima.


Axé Irmãos

Fonte: Lendas dos Orixás, Alexandre Domingues Steim, Áurea – Umbanda Online.




Nenhum comentário:

Postar um comentário