domingo, 1 de fevereiro de 2009

O CICLO MENSTRUAL E SUA INFLUÊNCIA NA RELIGIÃO.


Meus irmãos, venho com um tema que já me chamava atenção um bom tempo, para mim não é fácil falar neste assunto não por ser homem mas é um assunto delicado, não me constrange, mas na verdade o que me levou a escrever sobre o assunto foi depoimentos de irmãs que falavam que nas casas onde trabalham sempre trabalharam tranquilamente no período do ciclo menstrual.

Vejam que o que vou relatar abaixo, é um trabalho de pesquisa e do que aprendi com minha Mãe de Santo, e também não tenho intenção alguma de afirmar que estou certo e os outros errados, quero dividir com os irmãos uma inquietação minha a respeito do tema.

Tensão Pré-Menstrual (TPM):

A mulher dentro do ciclo menstrual passa por transformações psíquicas de alteração de comportamento, isso ocorre de acordo com cada mulher e pode acontecer antes, durante ou depois da menstruação. Este estado emocional pode ocorrer em diferentes graus de intensidade causando reações de choro, depressão, raiva entre outros.

Já neste período o dirigente tem que observar se a médiun é uma trabalhadora de gira tem que ficar afastada, pois seu estado de concentração fica prejudicado, sua energia se transforma dentro do equilíbrio pessoal e espiritual, esta energia passa para o pólo negativo, assim a pessoa despreparada estará atraindo as forças negativas espirituais. Não é intencional este fenômeno mas é decorrência da desarmonia psicológica dentro do estado em que se encontra a médiun.
Assim, é justamente por essa inconstância vibratória, que a mulher não pode exercer a função de comando em escolas de iniciação. Queremos deixar claro que não somos machistas e somos avessos ao preconceito, mesmo porque, a evolução psicológica em nossa sociedade não dá espaços para atitudes radicais e preconceituosas, a ponto de hoje entendermos que homem e mulher são igualmente filhos de Deus e cada um em seu caminho pode alcançar sua realização pessoal e transcendental em harmonia com seu par . Mas, como homem e mulher são diferentes a nível físico, emocional e mental, na Umbanda, a mulher só pode assumir o comando em agrupamentos esotéricos ou terreiros onde não há uma manipulação efetiva da magia , desde que no período menstrual seja substituída por um homem (sacerdote).
A menstruação é a expressão da feminilidade, da fertilidade e da receptividade. A mulher vive neste ritmo lunar e deve submeter-se a ele com todas as limitações que ele representa. Esta submissão é o aspecto principal da feminilidade: a capacidade da mulher de doar a si própria


Quando falamos de polaridades não devemos emitir nenhum tipo de julgamento preconceituoso: o positivo não é melhor do que o negativo, já que este não existiria sem aquele. Portanto, a Água não irá se sentir inferior por não ter as qualidades do Fogo. Cada um possui suas qualidades e não deve 'invejar' as qualidades do outro! É por causa destas diferenças de polaridade que existe "a vida"! Assim, a mulher não deve se sentir inferior por causa da sua própria natureza feminina!!! A receptividade e a capacidade de aceitar é algo muito difícil para o homem, já que ela pede a renúncia de sua própria vontade, de seu próprio egocentrismo.

A Menstruação.


Cientificamente falando a menstruação é o final de uma série de eventos produzidos por hormônios dependentes uns dos outros e estimulados pelo hipotálamo, hipófise e ovário . Esses eventos determinam uma série de modificações fisiológicas no organismo que visam prepará-lo para o coito e a gravidez. O conjunto dessas modificações que se repetem periódica e temporariamente, inclusive a menstruação, é chamado de ciclo menstrual.
O hipotálamo, região do sistema nervoso central, que sofre ação de estímulos externos, realiza uma secreção intermitente de um hormônio chamado GnRH, o qual estimula a hipófise, glândula mestra do organismo, a produzir os hormônios LH e FSH, que por sua vez estimulam os ovários a fazerem o crescimento folicular e produzir os hormônios femininos, estrogênios e progesterona. Esses agem sobre todo o sistema genital, causando, por exemplo, o crescimento do endométrio, camada de glândulas que reveste o útero. É isso o que a mulher menstrua aproximadamente a cada 30 dias.


Dentro da espiritualidade devemos observar que a menstruação é renovação por isso quando esta se renovando internamente, esta com seus chácaras abertos, propenso a receber todos os tipos de energias, novamente se pede toda cautela e a filha dentro deste período tem que ficar afastada dos trabalhos pois este momento é muito delicado, os dirigentes mais cuidadosos deve neste período manter a filha com proteção de acordo com cada casa, no nosso caso recomendamos o uso de contra-egun, banhos, e não participa de nenhum ato sagrado dentro da religião, isso vale para todos os cargos exercidos pela mulher dentro da casa.


Dentro da religião.


A muitas casas que proíbem a mulher de adentrar a qualquer tipo de trabalho, outras mais radicais nem na assistência é permitido, mas o importante a saber é que existe um efeito dentro do físico que interfere no espiritual pois sua ligação é de causa e efeito.


O médium como elo de ligação entre o visível e o invisível, deve se preocupar em manter a serenidade mental no seu dia a dia para que pensamentos difusos são sejam cultivados porque promovem uma sintonia com entidades espirituais de baixa estirpe moral.


Outro ponto importante não relativo à sexualidade mas a sexo, é o fato de que no período pré-menstrual e na menopausa, o organismo provocar alterações psíquicas decorrentes da t.p.m. (tensão pré-menstrual) ENTRE OUTROS FATORES , portanto, a mulher sofre fortes influências psíquicas regidas pelo ciclo menstrual que, como o ciclo lunar é de 28 dias.


E o fato da mulher ter ciclos negativos como a lua (cheia e minguante) é de conhecimento de culturas antigas pois, em tribos indígenas a mulher fica isolada no período menstrual, longe de seus afazeres habituais.


Uma questão importante.

Volto a repetir que não é com estas observações que as casas que liberam suas médiuns estejam erradas, dentro do meu ponto de vista procuro preservar as mesmas por uma questão espiritual e de saúde mesmo, para que ela possa estar sempre bem e disposta para o seu compromisso com a religião.


Outra coisa que quero destacar, o papel fundamental que tem a mulher nas religiões afro-brasileiras, sem sombra de dúvida a mulher é o alicerce desta religião os postos de comando estão na sua maioria em suas mãos, seu discernimento e sapiência para resolver as situações dentro da casa, são muito mais engajadas e procuram aprofundar na religião muito mais que nós homens.


Acho importante continuarmos este debate, até porque temos muito a aprender com as mulheres, e não devemos ser omissos a questões que são muito importantes não só para mulheres mas também para nós homens, discutir a questão de gênero e suas influências dentro da nossa religião é necessário, sei que não vamos aprofundar mas é o inicio de um ciclo de discussão franco e no meu ponto de vista importante.

Axé irmãos.............

Fonte: estudoreligioso.wolrdpress.com

4 comentários:

  1. Texto explicativo com relação as hormônios femininos e o ciclo menstrual como pode afetar o comportamento físico e mental da mulher, essa alteração a deixa receptiva, não só à fertilização e também ao aumento da acuidade mental. presumo que, a mulher nesse período não esteja impura espiritualmente, ao contrário, por motivos óvios encontra-se mais poderosa. considerando que o candomblé Ketu é brasileiro com princípio matriarcal, oriundo da sociedade Gelede, a qual representa a forca feminina, também foram colhidos preceitos de sociedades estritamente masculinas sociedade Oro e Ogboni, acredito que as matriarcas do passado e as iya atuais possam aceitar que fiquem impuras em determinados dias em desvantagens com o homem, desde que a visão do candomblé é ampla e variada.

    ResponderExcluir
  2. Texto explicativo com relação as hormônios femininos e o ciclo menstrual como pode afetar o comportamento físico e mental da mulher, essa alteração a deixa receptiva, não só à fertilização e também ao aumento da acuidade mental. presumo que, a mulher nesse período não esteja impura espiritualmente, ao contrário, por motivos óvios encontra-se mais poderosa. considerando que o candomblé Ketu é brasileiro com princípio matriarcal, oriundo da sociedade Gelede, a qual representa a forca feminina, também foram colhidos preceitos de sociedades estritamente masculinas sociedade Oro e Ogboni, acredito que as matriarcas do passado e as iya atuais possam aceitar que fiquem impuras em determinados dias em desvantagens com o homem, desde que a visão do candomblé é ampla e variada.

    ResponderExcluir

  3. Pequena grande correção sobre TPM: A mulher vive em ritmo lunar e deve ABRAÇAR (e não "submeter-se") todas as POSSIBILIDADES (e não "limitações") que ele representa. Esta RECEPTIVIDADE (e não "submissão") é o aspecto principal da feminilidade: a capacidade da mulher doar a si mesma. ---> A escolha das palavras mostra um imenso equívoco em tratar o assunto. É fazendo este jogo de palavras que vocês homens se passam por "bonzinhos" quando na verdade diminuem, demonizam e condenam cada aspecto do feminino. Assim vocês somente repetem o padrão implantado há muitas gerações pela Igreja Católica… Umbanda é evolução e respeito, experimente dizer esta frase da forma que você colocou a uma Pombagira, só observe a reação…

    Logo em seguida o texto explica que polaridades não querem dizer necessariamente que o positivo é melhor que o negativo. Ora, se falamos de polaridades na concepção hermética original do termo, é óbvio que o polo negativo não vai atrair "espíritos negativos". Quanta bobagem.

    Estude o Sagrado Feminino, te falta muita leitura sobre o assunto! A mulher na fase menstrual e pré-menstrual tem uma alteração psíquica, física e espiritual que a torna mais receptiva, portanto mais INTUITIVA. Há milênios é relatado o aumento na percepção do mundo extra-físico nesta fase, basta sair do achismo e ler. Menstruação é o momento de fertilizar a terra (para onde o sangue naturalmente desce) com a energia criativa que não foi utilizada para gerar uma vida. O que a mulher não gera internamente, gera externamente fertilizando o solo. Menstruação é energia criativa sendo colocada pra fora.

    Em MUITAS tribos a mulher se isola no período menstrual. Não por ser algo negativo que deve ser isolado da sociedade, pelo contrário. Se isolam para ouvir a voz interior, a intuição, para práticas espirituais, para observar seus sonhos, suas visões. Muitas vezes se isolavam para sentar-se no chão, com o chacra básico DIRETO NA TERRA, devolvendo o sangue sagrado à natureza. Isso é sagrado, tenha mais respeito ao tratar o assunto! Tenha o respeito de estudar antes de falar!

    Se estamos falando de um momento de INTUIÇÃO e de FORÇA CRIATIVA/GERADORA, como isto pode ser ruim em um trabalho espiritual?

    Na TPM a psique traz à tona a sombra, o que está adormecido e precisa ser transmutado. Isso não te lembra em nada o trabalho de exus e pombagiras??? Será mesmo que as casas que permitem o trabalho regular estão equivocadas? Nossos guias não sabem mesmo equilibrar e transmutar a força feminina? Lidam com suicidas mas não podem lidar com mulheres? Haha!

    Médiuns homens trabalham deprimidos, com vícios, com transtornos psicológicos, etc, normalmente. Oras, a menstruação é uma alteração psíquica mais forte que tudo isso? Nunca ouvi dizer que uma mulher matou ou se suicidou por motivos de menstruação!

    Quanto equívoco, quanto argumento barroco, quanto achismo…
    Quanto machismo!

    Quer saber sobre mulher? Pergunte a uma mulher. Leia uma mulher. Não se conserta um microondas consultando o manual da geladeira, por que a insistência em homens consultarem outros homens para saberem sobre as mulheres? Por que a insistência no que "eu, homem, acho" sobre as mulheres? Ignorar o conhecimento das mulheres sobre seus próprios corpos já é, por si, machismo.

    Pra não ser machista não basta "querer ser legal", tem que questionar frases e ações aprendidas, padrões de pensamentos antigos que perpetuam o preconceito com a mulher. Pra não ser machista precisa, necessariamente, evoluir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto ficarmos nessa de homens contra mulheres, sairemos todos perdendo. Não é sobre ler e estudar apenas, é sobre observar e pensar. A Vida não é como a gente quer que ela seja, ela é como ela é, e a gente faz bem em aprender a navegar pela realidade. Como mulher, reconheço minha natureza, meus dons e limitações. Prefiro me preservar no período menstrual, para meu próprio bem. Meu espírito, que não é homem nem mulher, assim me orienta.

      Excluir