sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

DIVERSIDADE UMBANDISTA


Podemos observar em conversas de Umbandistas em fóruns ou mesmo no orkut que muitos querem impor seu culto aos outros, achando que somente a sua Umbanda está correta.

Alguns querem enfiar o africanismo goela abaixo dos demais, outros querem a todo o custo impor que o Espiritismo é a base correta, alguns querem convencer os demais que a Umbanda de Saraceni é a correta ou ainda que a Umbanda de Zélio é a única e verdadeira.

Querem transformar a religião num grande campeonato de futebol, onde um time é o melhor que o outro e a paixão elimina a razão.

Devemos tentar ver a umbanda como uma religião criada pelo mundo espiritual e que aproveita os bons exemplos de diversas religiões e que com o passar do tempo, vai aperfeiçoando e aglutinando cada vez mais adeptos justamente por seguir os ensinamentos dos grandes mestres da humanidade que pregaram o amor, a caridade, a tolerância, a humildade, o fazer o bem sem importar-se a quem.

Nossa Religião foi cuidadosamente desenvolvida pelo Mundo Espiritual para trazer evolução aos médiuns participantes e um alento aos seres encarnados que precisam de uma palavra de paz, de esperança e perseverança.

Nunca uma Entidade Espiritual nos transmitiu qual a Umbanda é a correta, qual a Umbanda mais eficiente, qual a Umbanda verdadeira.

Sempre nos dizem que devemos ser médiuns dedicados, que devemos sempre estarmos preparados para ajudar ao próximo, sempre zelando pelo bom nome de nossa Religião, sem esperarmos retribuições de quaisquer formas que não sejam o reconhecimento do mundo espiritual.

Todas as Umbandas são corretas desde que sejam praticadas com dedicação, amor e humildade por que no final ela é uma só.

Devemos lutar com todas as nossas forças justamente para respeitar todas as vertentes e considerá-las como membro de um corpo só.

Umbanda é a religião do presente e do futuro pois a medida que os não simpatizantes vão conhecendo a beleza, a simplicidade de nossa religião, seus corações são envoltos pela magia do amor, da caridade, da humildade e da fé em Deus, e todas as discriminações que hoje a Religião ainda sofre serão dissipadas pela inspiração Divina.

Umbanda é uma só, emanada por Deus.

Renato de Oxossi(in memorian)

3 comentários:

  1. Aurea e Jordam!

    Caros irmãos, desculpem minha franquesa, pois escrevi um texto sobre o mesmo tema, e por vezes vejo que semeamos no deserto, tamanha minha desilução e contrariedade pelo rumo que as coisas tomam.

    Abraços fraternais

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO TEXTO! tenho ha um mês, entrado em comunidades, e sinto exatamente isto!
    A incompreessão dos colegas, a falta de discernimento espiritual, se acham donos da verdade ou combatem os colegas por defenderem uma linha ou pensamento espiritual.
    se esquecem da verdadeira essencia: A missão espiritual de cada um!A caridade , a fé , o amor que cada um demostra na seara espitual.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos entender, que antes de correte ou linha de pensamentos, nós temos a nossa espiritualidade!Aquela, que você recebe na hora que nasce, os mentores que irão te acompanhar na jornada nesta vida.
    Então, pelo pensamentos de alguns, eu os descarto e vou praticar a mediunidade como pensam alguns?
    isso não é mediunidade, espiritualidade !!!!!!!!


    Vou trabalhar, exercer a caridade com o meu dom primário!claro, que para evoluirmos, precisamos estudar, dar chances a nós e a entidade de se evoluir.Porém, nunca, nunca descartá-las.Pra isto existe a transformação, a evolução e muito amor!

    ResponderExcluir