sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A DISCORDÂNCIA E O DESRESPEITO


Há muito tenho participado e observado algumas comunidades nos sites de relacionamentos que discutem sobre nossa religião.

A participação de fóruns de discussões sobre esta que adotei para guiar-me espiritualmente tinha um objetivo claro de aprimorar meu conhecimento, dividir o que conheço e conhecer novas formas e práticas de Umbanda.

Porém, há algum tempo parei de participar dos fóruns e comecei a observá-los com certo distanciamento, devido ao fato enorme confusão que as pessoas fazem em relação à colocação de suas idéias em contrapartida das idéias de outros.

É neste momento meus irmãos que criamos uma das mais desagradáveis relações com o nosso próximo. Saímos da discordância com relação à opinião de alguém e passamos para o desrespeito a aquela pessoa.

Discordar de uma opinião é somente não estar de acordo, divergir, ter opinião incompatível àquilo que está sendo exposto pela outra pessoa, e colocar o seu ponto de vista e sua forma de enxergar tal assunto.

Desrespeitar é outra completamente diferente, é faltar com o respeito, é ser descortês, ser inconveniente e mal educado. Esta é a posição que vejo que muitos irmãos tomam, para defender suas opiniões quando na realidade o que deveria ser feito é somente uma troca de idéias.

Escrevo isso, por considerar que podemos mudar alguma coisa em nossas relações. Tanto no sentido de convivência como no sentido de comportamento.

Não é necessário que para defender nossas idéias sejamos deselegantes e mal educados. Também não é correto, ao argumentar sobre algo que não concorda, pegar coisas pontuais do que está sendo falado para criar uma tese e acabar desrespeitando alguém, bem como não é elegante ao fazer tal argumentação não enxergar o todo do que se está falando.

Quando fazemos qualquer argumentação, seja ela qual for, devemos por respeito e bom senso observar todo o contexto do que se está expondo para após o entendimento expor, de forma educada e pautada numa condição ética, nosso ponto de vista.

Repito que, argumentar sobre coisas pontuais é fácil, é só separar esta frase de todo o contexto e criticar, difícil e argumentar sobre o âmbito geral. Pessoas com essa capacidade acabam deixando de lado suas opiniões e entrando no jogo desses com capacidade inferior de argumentação, até como forma de defender-se.

Tenhamos cuidado, na forma que interpretamos o que está sendo escrito, tenhamos cuidado também, na forma que expomos nossas idéias e, principalmente, tenhamos cuidado ao argumentar com alguém, pois podemos estar dando um tiro no pé achando-nos donos da verdade e não ouvindo o argumento do outro.
Peço que leiam e reflitam tal texto, e que Xangô nos auxilie para que sejamos justos, Oxossi desperte nossa inteligência e capacidade de expressar e que Oxalá nos guie e mantenha nossa fé.

Abraços fraternais a todos.

Jairo Pereira Jr. - 2009
Professor de Economia e Matemática
35 anos, casado, 1 filha e Umbandista

Nenhum comentário:

Postar um comentário