segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

CELEBRAÇÃO COM AS BENÇÃOS DOS ORIXÁS.

Muito bom texto que vem de encontro com o texto CAÇAS E CAÇADORES do nosso irmão Jairo, a história de perseguição dos nossos irmãos de Pernanbuco relatada pela reporter Michelle Assunpção, que entrevistou filhos de santo daquela época, abaixo esta um trecho da matéria com o link para leitura completa.
"Era 31 de dezembro de 1948 e a comunidade de Água Fria, na Zona Norte de Recife, se aprontava para um ritual que há muito não se via, nem ouvia, a não ser em lugares secretos. Naquela noite poderiam outra vez cultuar seus deuses com o consentimento das autoridades.
É claro que começou somente com o povo do terreiro do Sítio de Pai Adão. Os filhos e filhas de santo tocavam e dançavam ainda desconfiados; o batuque era discreto. Olhavam pelas janelas para ver se a polícia não apareceria para impedi-los, mais uma vez. As baianas usavam a saia branca do candomblé por cima de vestidos. Ficaria mais fácil de tirá-las caso os perseguidores chegassem de surpresa. Os que não acreditavam no que ouviam, aos poucos, iam se aproximando do salão do terreiro, onde acontecia um toque para Oxalá. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário