terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ERVAS, FOLHAS, TODAS SAGRADAS E COMPLEXAS.


Sem entrar no mérito dos fundamentos, mas indistintamente todas as religiões espirituais têm relação com as ervas e folhas para diversos fins, mas não é de comum acordo entre todos que é necessário muito conhecimento, estudo, e uma sensibilidade aguçadissíma, outros acreditam que as entidades espirituais detem todos os conhecimentos necessários, mas devemos entender sim a complexidade deste tema.

Quando falamos de ervas e folhas, vêm a nossa mente imediatamente, banhos, chás, ungüentos, entre tantas outras coisas possíveis, dentro das manipulações destes elementos. Também nos remetemos a nossa infância quando muitas vezes nossos pais nos levaram ou eles mesmos se utilizaram das famosas benzedeiras que com seus galhos de arruda, ou outras folhas possíveis para seu uso fizeram ou ainda fazem da sua prática, neste caso os ensinamentos e intuição bem como o aprendizado fazem parte do costume entre as benzedeiras, mas falaremos aqui também como a importância do estudo, do conhecimento tem sua importância.

Da mesma maneira que o Ifá, o baralho, cristais, e todas as formas de oráculos, as ervas e folhas estão classificados neste sistema, sua estruturação no mundo espiritual elas se dividiram em várias vertentes, mas a relação entre elas são muito fortes pois é fato que as energias de manipulações das mesmas buscamos as energias entre as religiões espirituais e seus elementos e entidades regentes.


Buscar o conhecimento é necessário.


As religiões têm disponibilizado ao conhecimento das pessoas a influência e o poder da manipulação das ervas e folhas, os seus benefícios as suas influências maléficas, porém tem tomado os devidos cuidados de não aprofundar nos fundamentos.

As ervas e folhas podem ser colocadas em categoria estruturada em forma de representação dos Orixás que regem a natureza, num contexto litúrgico dentro do culto de nação, podemos classificá-las como: Vento, Água, Terra e Fogo e seus orixás correspondentes em cada uma das classificações e teremos Exu participando em todas, pois partindo do principio da nação que cada Orixá tem seu Exu, cada Exu estará em cada elemento representado pelo seu Orixá, também teremos Ossaim patrono destes elementos assim ligado a todos elementos, porém seu principal agente é a terra, que representa as florestas.

Na Umbanda a relação com o Orixá ganha um à força das entidades falangeiras, que tem nos seus acúmulos espirituais o conhecimento, faço aqui uma ressalva às entidades carregam ensinamentos de suas vidas passadas, e na manipulação das ervas e folhas devemos entender que para o culto aos orixás e se tratando ao cuidado de um filho de santo, é necessário observância do zelador e dos conhecimentos de quem manipula para que nada saia da normalidade.

Dentro dos cultos das energias de elementais, magia, bruxaria, xamanismo dentre tantos outros a manipulação destes elementos é praticamente uma necessidade pois tudo que rege estes cultos necessitam da manipulação destes elementos.

Mas o fator principal e que deve sempre ser observado, a complexidade, a ordenação com a visão do mundo, assim as ervas e folhas bem como os vegetais vão além de suas práticas e utilidades, elas estão diretamente ligadas a uma cosmovisão específica e se constitui em um modelo que ordena e classifica o universo, definindo a posição do indivíduo na ordem cosmológica.


A precaução com os banhos.


O banho com ervas vai é muito mais complexo e seu ritual compreende uma série de significados, se cada orixá corresponde a um elemento que existe na natureza, devemos entender que usando o conhecimento correto, e a união destes elementos o banho se torna sagrado.

As ervas e folhas preparadas como banho, tem suas particularidades e é individual, ela tem serventia para cada um distintamente, o preparo das folhas sagradas tem energia que faz e traz vibrações e mudanças significativas, e é por isso que devemos ter muita precaução com a manipulação dos banhos.



O que fica de lição.


Vejo como muita cautela e preocupação, este ato de manipular as ervas e folhas, e uma das lições importantes que tirei lendo um pouco e aprendendo com zeladores, é que não basta intuição, devemos buscar o profundo conhecimento para lidar com esta energia, muitos poderão falar que livro não ensina, mas a verdade é que devemos abrir nossas mentes, pois um erro pode causar muitos transtornos à pessoa que recebe este beneficio que poderá ser transformado em malefício.


Axé irmãos..........

Nenhum comentário:

Postar um comentário