terça-feira, 27 de janeiro de 2009

HIPNOSE NA RELIGIÃO

A moderna neurologia tenta definir sua localização anatômica, vias e mecanismos. Por enquanto ainda se perde nas complexidades, sulcos e giros desse órgão impressionante – o cérebro, e de seu produto ainda mais refinado – a mente humana.Para nossos objetivos, basta sintetizar (ou perverter) os áridos e inférteis tratados de psicologia, e definir (vã tentativa) consciência como a mágica que faz o indivíduo perceber a si mesmo e o mundo que o cerca.
A prática da meditação é constituída por muitas técnicas diferentes, incluindo posturas especiais, exercícios de respiração e de imaginação, contemplação, todos objetivando um estado de grande concentração onde a mente está livre de pensamentos. Os budistas o fazem buscando desenvolvimento espiritual, iluminação.
Os ioguis saúde e serenidade, e os faquires na Índia conseguem realizar verdadeiras façanhas com o próprio corpo, como deitar em camas de pregos e simular a própria morte reduzindo a um mínimo as funções orgânicas.Em religiões como o candomblé e a umbanda se entoam cânticos, tocam tambores, há todo um aparato ritual e se preparam pessoas tornando-as suscetíveis à influência dos orixás ou guias. Tais pessoas são veículos para a comunicação e ações das divindades ou dos espíritos dos mortos, conforme a crença.
O Espiritismo é uma doutrina muito difundida no Brasil, na qual se crê que há certas pessoas que possuem uma habilidade especial, denominada mediunidade, e que podem, através da concentração, ver ou ouvir os espíritos dos mortos, ou ainda permitir que eles atuem através delas “incorporando” ou escrevendo – psicografia. O expoente dessa forma de comunicação entre vivos e mortos foi Chico Xavier, médium que se tornou famoso pela vasta obra que produziu ao longo de muitos anos de dedicação à sua fé.
FUNDAMENTOS DA HIPNOSE.

A hipnose pode ser compreendida como um estado emocional intensificado, e como tal pode ser de caráter estabilizador, sendo induzida geralmente por uma atitude tranqüilizadora por parte do hipnotizador, tendo uma reação predominantemente trofotropa, com predomínio do sistema nervoso simpático, e de caráter alterador, geralmente alcançado através de um proceder de natureza autoritária, vigorosa, enérgica por parte do indutor, tendo desta feita uma reação ergotropa, com predomínio do sistema nervoso parassimpático. Constitui, portanto, um fenômeno do cotidiano (Júnior, 1980).
Os elementos básicos para a sua consecução são:

1 - Características individuais;

2 – Sugestionabilidade;

3 - Regressão ao estado psicofisiológico da infância;
O mais importante para o êxito na indução hipnótica é o estabelecimento de um relação adequada entre o hipnotizador e o hipnotizado, o denominado rapport. Dele depende todo o êxito ou malogro da relação hipnótica. É importante sabermos que na hipnose não há sono, em nenhum instante o hipnotizado perde a consciência do que lhe está acontecendo; não há um domínio do hipnotizador sobre o hipnotizado, só fazendo este, aquilo que não for de encontro aos seus programas básicos.
FUNDAMENTOS DE PARAPSICOLOGIA (Borges, 1992)

'' Podemos denominar de paranormal ou psi a todo o fenômeno que, tendo o homem como seu provável epicentro, apresenta as seguintes características

a) Uma modalidade de conhecimento que uma pessoa demonstra de fatos físicos e/ou psíquicos, relativos ao passado, presente ou futuro, sem a utilização (aparente) dos sentidos e da razão, assim como de habilidades que não resultem de prévio aprendizado
b) Uma ação física que uma pessoa exerce sobre seres vivos e a matéria em geral, sem a utilização de qualquer extensão ou instrumento de natureza material. '' (Borges & Caruso, 1986)
Os fenômenos paranormais podem se expressar de diversas formas apresentando, em cada caso, uma terminologia própria, como algumas descritas abaixo (destacamos apenas fenômenos de psi-gama)
1 - Psicografia - Conteúdo transmitido através da escrita.
2 - Psicofonia - Conteúdo transmitido através da fala.
3 - Psicopictografia - Conteúdo transmitido através da pintura.
4 - Psicomusicografia - Conteúdo transmitido através da música.
5 - Radiestesia ou rabdomancia - Conteúdo transmitido através do uso do pêndulo ou forquilha.
VISÃO GERAL DE ALGUMAS RELIGIÕES NO BRASIL

No conjunto das religiões presentes no Brasil, iremos destacar algumas e/ou suas variedades mais significativas para nossa discussão, como as religiões afro-brasileiras, espiritismo, pentecostalismo (variedade do protestantismo) e a renovação carismática (variedade do catolicismo).
- Umbanda Branca - Consiste da aplicação nas diversas religiões afro-brasileiras dos elementos de natureza teológica do espiritismo europeu (Kardecismo). As entidades do Xangô e do Candomblé são interpretadas como entes desencarnados, apresentando-se em diversos graus de desenvolvimento, sendo passíveis de interagir com os encarnados e permutarem ensinamentos. Esta variedade apresenta uma valorização da palavra em detrimento da imagem, do ícone, tendo eliminado o sacrifício de animais, ou seja, é supra-sacrificial e preserva os nomes das entidades do Xangô, Candomblé, Catimbó e cultos análogos. O termo Umbanda às vezes é compreendido como uma forma polida de Xangô ou mesmo designar o conjunto das religiões afro-brasileiras. O transe consiste em uma possessão verbal cujo conteúdo é uma mensagem de conforto ou ensinamento ou mesmo o estabelecimento de um simples diálogo. Em teoria a uma valorização do desenvolvimento individual em detrimento do carisma.

Diferenças rituais entre o candomblé (Bahia) e a umbanda, conforme Vagner Gonçalves da Silva, no Livro das Religiões, de Gaard, editado em 2000, pela Companhia Editora de artes, são destacadas a seguir:
Irmãos reproduzi no Blog trechos da pesquisa que fiz como forma de chamar atenção para uma leitura de um tema que foi levantado nas comunidades parceiras do Orkut, gostaria que todos pudessem acessar nosso site para ver a matéria completa, e dar sua opinião.
Você encontrará matéria completa em Textos e Estudos, além de mim colaborações de Douglas Fersan e Jairo Pereira Jr.
Axé e boa leitura.

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