terça-feira, 13 de janeiro de 2009

DOGMATISMO E PRAGMATISMO.


Quando pensamos em falar de religiões que tratam sobre o mundo espiritual, nunca chegaremos ao consenso, sobre forma, fundamentos, teologias, e de fatos quem representa ou quem faz uma religião coerente.
Dentro disso estive fazendo algumas leituras, e vendo o que se conversa na internet, e nos deparamos com um rico e vasto mundo de opiniões que bem formatada daria com muita qualidade um texto muito melhor do qual você esta lendo agora.
Porém é necessário observar que estamos diante de um momento de reflexão, as religiões se abrem para debates, e observaremos de um lado os dogmatas, que empurram os seus conhecimentos como verdades absolutas sem respeitar a opinião alheia, e do outro os pragmatas, que tentam com um sentido muito racional e de senso pratico buscar o mesmo caminho com ferramentas que dispõe e no caso o conhecimento é sua melhor arma.

O Dogmatismo como escudo dos que não se abrem.

Observando bem, todos os que empunham as suas verdades buscam no dogmatismo uma forma de não abrir suas mentes para o que vem se colocando no mundo espiritual, os arranjos e fusões de conhecimentos e formas de trabalhos, não se enquadram na forma de seus pensamentos nem de atitudes.

È muito mais fácil para um dogmata, empunhar um escudo e se defender de tudo e de todos, do que abrir sua mente para um novo momento, este sim é um entrave para uma discussão saudável e produtiva.

Ser pragmático não é sinônimo de racionalidade.

A racionalidade e o pragmatismo de muitas pessoas das religiões espirituais, também não pode ser um único caminho, eu mesmo tenho tentado me despojar do mesmo para abrir minha mente a tudo que esta acontecendo, mas os avanços são por caminhos espinhosos e difíceis.

A falta que todos pragmáticos vêem nas pessoas é a preguiça de buscar o conhecimento, pois dentro de uma racionalidade quando você obtém conhecimento detém poder, informação é poder e pode ser usada na forma que você quiser direcioná-la.

Então podemos observar que o pragmatismo não será sinônimo de racionalidade, pois se usada indevidamente inviabiliza tanto quanto as discussões quanto o dogmatismo.

Abrir as mentes se faz necessário.

Com tudo isso que escrevo, quero chamar atenção para o que está por acontecer, é necessário despojarmos de nossas vaidades e começar a ver que todas as religiões espirituais Kardecismo, Umbanda, Candomblé, Kimbanda, Magia, Bruxaria, Ciganos e todos os cultos, têm hoje uma relação entre si, e buscam um dos outros elementos que possam manipular de maneira coerente e ampliar seu arco de ajuda e visão sobre as coisas.

Não somos donos da verdade, mas também não somos ignorantes ao ponto de não poder refletir e sentar numa mesa e propor um novo caminho para que sejamos mais fortes e unidos.

Para que isso aconteça ponderemos que nem o dogmatismo e nem o pragmatismo é o melhor caminho, consensuar em torno do campo das idéias é o caminho mais produtivo.


Axé Irmãos............

Um comentário:

  1. Não raras vezes penso que as coisas não acontecem por acaso, bem como as pessoas não se encontram por acaso. Longe de querer teóricos da Umbanda ou qualquer coisa do tipo, mas sinto que se forma um grupo sólido que se propõe a discutir situações relevantes de forma madura. Sinto também que esse grupo ainda nos renderá bons frutos.
    Saravá.

    ResponderExcluir