quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O QUE PODE O MEDO PROVOCAR?

Foto bog do lobsterman.
É com esta pergunta que começo este diálogo com vocês irmãos da Umbanda, somos seres imperfeitos porém escolhidos pelos orixás e por nossas entidades para cumprir uma missão, a de levar um pouco de conforto, caridade, humildade, e alivio as pessoas que nos procuram.
Sabemos que nunca conheceremos de tudo, mas estamos em busca do saber dentro da religião, para podermos entender pelo menos um pequeno ponto deste universo tão complexo.
Mas a Umbanda não é somente as quatro paredes fundamentadas com uma trunqueira bem quente, e mantida de acordo um axé fabuloso, ela também é um grande instrumento de ensinamento que podemos difundir sem tocar nos seus preceitos.
Fico pensando qual o medo dos zeladores de darem a cara para falar da Umbanda, que não é a praticada, mas a que tem o dom de dialogar com as pessoas, por que esperar ícones levarem uma Umbanda que não existe para os veículos externos falando em nome de uma ampla religião que não os nomearam seus interlocutores, e nem deram aval para isso.
Vejo tanta sabedoria em zeladores que mal concluíram o primeiro grau, com tanto a ensinar na sua humildade, e um monte de hipócritas escondidos sobre um lema único de pensamento esbanjando sorrisos e pseudos conhecimentos, mas o medo não pode provocar a inércia, e tenho certeza que muitos zeladores tinham vontade de escrever um pouquinho destas linhas.
Porque a Umbanda não vem a público falar o que pensa de temas tão relevantes em nosso dia a dia como, violência, aborto, maioridade penal, e tantos outros temas que renderiam aos filhos de santo uma gama de aprendizado e ajudaria a formar opinião. Por que alienar-se somente no que aprendemos dentro dos terreiros, e passar a ostentar um titulo, se não externa para as pessoas o que pensa do cotidiano.
Todos nós indistintamente somos seres pensantes, então passamos a contribuir com nosso meio de convívio, temos desejos de transformar e melhorar o bairro que vivemos, a cidade que moramos, e ter a consciência de que fizemos a nossa parte.
O medo não pode provocar o silêncio de nossas bocas,e nem a vontade de agir, vamos refletir mas com o intuito de agir, de poder transformar, e sermos reconhecidos, vamos sair deste quadrilátero sem descuidar daquilo em que acreditamos, mas acrescentando novas atitudes e ações.


Axé meus irmãos.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário