quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

CONGÁ


O congá é um aglutinador de forças dentro do terreiro, em consonância com outros fundamentos torna-se um núcleo de energia que emana e capta fazendo com que circule dentro do terreiro uma fonte difusa das irradiações. Ele esta em constante renovação de axé, sendo parte prioritária do núcleo centralizador de todo o trabalho na umbanda.


Os trabalhos na umbanda gira em torno do congá. A manutenção da disciplina, do silêncio, do respeito, da hierarquia, do combate à fofoca e aos melindres, deve ser uma constante dos zeladores (dirigentes).


Vamos descrever as funções do congá: atrator: atrai os pensamentos que estão à sua volta num amplo magnetismo de recepção das ondas mentais emitidas.


CONDENSADOR: condensa as ondas mentais que se “amontoam” ao seu redor, decorrentes da emanação psíquica dos presentes: palestras, adoração, consultas etc.
ESCOADOR: se o consulente ainda tiver formas-pensamentos negativas, ao chegar na frente do congá, elas serão descarregadas para a terra, passando por ele (o congá) em potente influxo, como se fosse um pára-raios.
EXPANSOR: expande as ondas mentais positivas dos presentes; associadas aos pensamentos dos guias que as potencializam, são devolvidas para toda a assistência num processo de fluxo e refluxo constante.
TRANSFORMADOR: funciona como uma verdadeira usina de reciclagem de lixo astral, devolvendo-o para a terra; alimentador: é o sustentador vibratório de todo o trabalho mediúnico, pois junto dele fixam-se no Astral os mentores dos trabalhos que não incorporam.


No que concerne a sugestibilidade, o Congá, por sua arrumação, beleza, luminosidade, vibração etc., estimula médiuns e assistentes a elevarem seu padrão vibratório e a serem envolvidas por feixes cristalinos de paz, amor, caridade e fraternidade, emanados pela Espiritualidade atuante. Também é através do Congá que muitas pessoas que adentram pela primeira vez em Templo Umbandista conseguem identificar de pronto quais as forças que coordenam os trabalhos realizados. Para os não umbandistas, como é saudável e balsâmico visualizar uma imagem representativa de Jesus, posicionada em destaque, como que os convidando a participar desta grande obra de caridade que é a Umbanda.


Porém guardadas as devidas proporções, o axé do congá depende muito do fundamento preparado, dos axés agregados e das linhas vibratórias que irão se formar, sim quando olhamos um congá podemos perceber em que linha de vibração e trabalho o mesmo esta atrelado com o zelador, isso vem além do seu orixá da entidade chefe da casa.


Assim quando vemos um congá tenham certeza de que você está diante de um núcle de energia poderoso, com uma grande energia, mistica e fundamentos que poderá no decorrer da sua vida dentro do santo descobrir mais.


Fonte: povo de aruanda; www.aevb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário