domingo, 11 de janeiro de 2009

OMULU - ORIXÁ


Freqüentemente os filhos deste orixá levam consigo as marcas do mesmo. Rústico, desajeitado. Falta-lhe o trato da diplomacia, bom gosto.
Reprimido, frustrado, torna-se amargo, arrilhado e vingativo, ambicioso, combativo, ele luta com obstinação. É um tipo lento que amadurece durante muito tempo os seus projetos.
Perseverante, gosta de situação estáveis, não aceita facilmente mudanças. É um indivíduo conservador, faltando agilidade e capacidade de adaptação.
É realista, lógico, resignado, humilde, opta por uma vida de renúncia.
Não tem muito sucesso com mulheres. Não gostam de crianças, e as mulheres não são boas mães .
No trabalho são exigentes, meticulosos e grande senso de responsabilidade, compreensão, amizade, adaptação, generosidade, inverso: esquisitice, vaidade exagerada, maldade, morbidez, indolência

Exu Caveira [ Sergulath ], exu ligação e organizador de OMULU, tem em especial poder de ajudar a toda e qualquer espécie de especulação, ensinando-nos todas as artimanhas da guerra e do modo de vencermos os nossos inimigos. Provocar mortes.
É encarregado de vigiar os cemitérios e os lugares onde houver pessoas enterradas.
Sua força é de modo a incutir medo aos que o invocam e, de modo geral, o trabalho ou despacho a ser feito num cemitério tem de ter a participação do exu caveira.
Exu caveira transmite suas ordens para
1-exu tata Caveira [ Póculo ], é o exu provocador do sono da morte e manipulador das drogas entorpecentes, dos narcóticos, etc. Apresenta-se comumente, com a forma de uma caveira vestida de preto.
2-exu Brasa [ Hristum ], exu provocador de incêndios e que manipula o reino do fogo e, concede aos que praticam a magia negra o dom de andar nas brasas sem se queimar. Apresenta-se sempre trajando um manto vermelho forrado de preto, e tendo nas mãos seu fogo simbólico: uma brasa viva.
3- exu Pemba [ Bulefer ], exu encarregado das doenças venéreas e também, de favorecer todas espécies de amor clandestino. Apresenta-se como um verdadeiro mago e usa pomba em seus trabalhos.
4- exu Maré [ Pntagnony ], exu especializado em facilitar a invisibilidade as pessoas, dando poderes de transporte. Especializado em fazer amizades com pessoas ricas e, ou de grandes influências.
Apresenta-se como se fosse uma criança normal.
5 - exu Carangola [Sdragosum ] é o exu especializado em fazer com que as pessoas fiquem perturbadas e dêem gargalhadas histéricas, dançando sem ter vontade. Comanda o ritmo cabalístico da dança.
Apresenta-se com enfeites característico de dançarinos.6- exu Arranca-Toco [MINISSUN ] é um exu muito confundido com o caboclo arranca-toco. Seus trabalhos são nas matas e é especializado no domínio do ouro.
7 - exu Pagão [ Bucons ], é o exu especializado na separação de casais, de vez que tem o poder de incutir nos corações humanos os sentimentos de ciúme. Sua atuação mais forte é nos casos em que casais possuam filhos e que existam, entre os conjugues dúvidas quanto à paternidade das crianças.8 - exu do Cheiro [ Aglasis ], exu independente mas subordinado direto a Omulu e a exu caveira. Apresenta-se este exu na forma de uma criatura humana, coberta por uma de energia fluídica com forte cheiro.
O cheiro indica a missão que ele esta, cheiro agradável, missão boa, cheiro ruim,... bem, imagine.
Não aceita cachaça como curador de maneira alguma
OMULU
Frase de impacto > Atótôo -Silêncio
Come> bode, carneiro preto, galos, angolistas, pombos, pipocas, mocotó, aberém, gengibre ralado
frutas > abacaxi, jeripapo, fruta do conde, abacate, caju, jaca, banana da terra
Seu dia >quarta-feira.
Seu símbolo> vassoura de palha.
Sua cor > preto com branco.
Seus números > 7, 13.
Saudação> abáo
Ferramenta>vassoura.
ELEMENTO> terra +
ERVAS> erva de passarinho, babosa, gervão, menstruço, acácia
METAL> chumbo
BEBIDA> vinho tinto, dendê
FLORES> cravo vermelho
DOENÇAS> reumatismo, isquemia cerebral, trombose, choques anafiláticos, convulsões

Nenhum comentário:

Postar um comentário